Espanta Javalis
Como Afastar Javalis
Os javalis são bastante abundantes na Península Ibérica. De facto, são cada vez mais frequentes as notícias de javalis que causam danos em culturas, pomares, vinhas e até em jardins, revirando a terra.
Os javalis estão incluídos na lista das espécies invasoras mais nocivas do mundo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Os javalis são animais noturnos, normalmente vivem em grupos de 2 a 7 indivíduos, e alimentam-se praticamente de tudo: raízes, frutos, trufas, bolotas, cogumelos, caracóis, vegetais e outros animais que encontram escavando o solo.
Os javalis têm um olfato e uma audição muito desenvolvidos. Por isso, os espanta javalis existentes dividem-se em duas categorias:
- Repelentes Olfativos de Javalis
- São geralmente produtos de um cheiro forte. Este odor desagrada aos javalis e afasta-os da zona.
- São soluções de duração temporária, que devem ser reaplicadas periodicamente. A cada 10-15 dias nas estações húmidas e chuvosas. E a cada 20-25 dias nas estações secas.
- Os repelentes olfativos protegem áreas limitadas.
- É necessário compreender bem os padrões de comportamento dos javalis na área a proteger (por exemplo, pontos de entrada dos animais, etc.) para aplicar o repelente de forma adequada. Caso contrário, não será eficaz.
- Espanta Javalis por Som
- Mais eficazes.
- Fáceis de instalar.
- Não requerem manutenção.
- Funcionam com sons audíveis.
- Proporcionam uma grande cobertura. Um único dispositivo de som pode cobrir até 2,4 hectares.
- O "Super Pro PA4" é a solução recomendada pela BirdGard Iberia para afastar javalis.